Nuno Miguel Rei Carvalho


INDIQoS: Um Sistema de Publicação-Subscrição com Qualidade de Serviço


Tese submetida para provas de mestrado em Informática Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Novembro de 2004.

Sumário

Os modelos de comunicação indirecta como os sistemas Publicação-Subscrição têm emergido como uma alternativa ao modelo de comunicação directa, ou seja, Pedido-Resposta. A principal vantagem do paradigma de comunicação indirecta consiste no desacoplamento entre participantes, que não necessitam de ter conhecimento quer da localização, quer do número de elementos existentes no sistema.

Uma das limitações presentes na maior parte das arquitecturas que suportam comunicação indirecta do tipo Publicação-Subscrição consiste na falta de suporte à expressão de parâmetros de Qualidade de Serviço (QdS), como a largura de banda ou a latência. As soluções de garantias de QdS existentes são baseadas em sistemas de comunicação directa, onde se estabelecem canais de comunicação entre emissores e receptores. Esta abordagem é de difícil utilização no modelo Publicação-Subscrição.

Esta dissertação apresenta um modelo que permite suportar parâmetros de QdS em sistemas de Publicação-Subscrição. O modelo suporta a separação entre a caracterização dos eventos e a caracterização das propriedades de QdS ao mesmo tempo que permite um tratamento uniforme de ambos os aspectos. Para além disso descreve-se a arquitectura de um mediador de eventos distribuído e com capacidade de escala com suporte para QdS. Este mediador, denominado IndiQoS, utiliza uma rede sobreposta, entre-pares, de pontos de contacto com a capacidade de encaminhar eventos entre os editores e os assinantes respeitando requisitos de QdS. Para assegurar a QdS entre dos vizinhos da rede sobreposta, são utilizados os mecanismos de reserva de recursos oferecidos pela rede subjacente. Ao evitar a inundação de pedidos de subscrição e de actualizações do estado das ligações, o IndiQoS possui capacidade de escala em relação ao tamanho da rede e número de assinantes. Resultados experimentais demonstram a exequibilidade desta aproximação.


Publicações

INDIQoS: Um Sistema de Publicação-Subscrição com Qualidade de Serviço
N. Carvalho
Tese de Mestrado. Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Novembro, 2004.
Available BibTeX, thesis (pdf).
IndiQoS: um Sistema Publicação-Subscrição com Qualidade de Serviço
Nuno Carvalho, Filipe Araújo, Luís Rodrigues.
Actas da Sexta Conferência sobre Redes de Computadores (CRC'03)
Setembro, 2003, Bragança, Portugal
Available BibTeX, extended report (pdf).
Scalable QoS-Based Event Routing in Publish-Subscribe Systems
N. Carvalho, F. Ara˙jo and L. Rodrigues
Proceedings of the 4th IEEE International Symposium on Network Computing and Applications (IEEE NCA05), July, 2005, Cambridge, MA, USA
Available BibTeX, abstract (html) and report (pdf).

Localização actual

O Nuno Carvalho é investigador do INESC-ID. Veja a sua página para mais pormenores.


Luís Rodrigues