SISTEMAS TOLERANTES A FALTAS e TEMPO-REAL

Licenciatura em Informática
1999/2000 - 2 Semestre


Trabalho prático

O trabalho consiste em concretizar um sistema que ilustre o funcionamento de uma arquitectura distribuída de tempo-real estimulada pelo tempo (este conceitos serão leccionados nas aulas teórico-práticas).

A arquitectura deve concretizar uma aplicação distribuida que consiste num jogo de computador rudimentar: os jogadores movem-se num labirinto e podem disparar um contra os outros. O jogo deve ser concretizado numa arquitectura distribuída com vários nós interligados por uma rede local e incluir os seguintes nós:

A arquitectura deve funcionar num esquema híbrido mestre-escravo e de multiplexagem no tempo. Todos os nós executam ciclicamente as seguintes duas fases em sequência.

O nó mestre será concretizado por um quinto nó, distinto dos que suportam a aplicação.

O jogo deve ser concretizado em duas versões.

Todas as tarefas que se executam em cada nó deve ser cícliclas sendo utilizado um escalonamento estático estimulado pelo tempo. O sistema operativo a utilizar será o RT-Linux. Oportunamente serão criadas áreas para os alunos num cluster de PCs onde poderão demonstrar o trabalho.


Luís Rodrigues