Doutoramento em Engenharia Informática,
Tolerância a Faltas Distribuída, 2008/2009 - 1 Semestre
IST

Prof. Luís Rodrigues
Departamento de Engenharia Informática
IST


Projecto

Um sistema de comunicação em grupo oferece aos clientes dois serviços: i) serviços de filiação e ii) serviços de comunicação em grupo.

Existem duas maneiras de oferecer estes serviços: i) modo entre-pares, em que cada cliente executa os protocolo de filiação e comunicação directamente com os outros clientes, ii) modo cliente-servidor em que cada cliente usa uma canal ponto-a-pontp para comunicar com um servidor centralizado que concretiza o serviço. Por exemplo, para executar uma operação de difusão em modo entre-pares, um processo deve enviar a sua mensagem para todos os outros processos; no modo-cliente servidor, o cliente envia a mensagem para o servidor que por sua vez envia a mensagem para os restantes clientes.

Como o servidor representa um ponto único de falha, as soluções cliente-servidor são, na sua generalidade, baseadas num modelo hierárquico. O servidor é replicado, sendo que as réplicas usam um serviço de comunicação em grupo entre-pares para manterem a coerência mútua.

O Appia é um exemplo de um sistema entre-pares. O Spread é um exemplo de um sistema cliente-servidor.

O trabalho consiste é concretizar uma extensão ao sistema Appia de forma a que este também suporte o funcionamento cliente-servidor (com servidor replicado).

O prazo para realização deste trabalho é 20 de Fevereiro.


Luís Rodrigues