TOLERÂNCIA A FALTAS DISTRIBUÍDA
Licenciatura e Pós-Graduação em Informática,
2003/2004 - 1 Semestre


Trabalho prático

Nota prévia: Este enunciado pode ser refinado, com vista a esclarecer enventuais dúvidas que apareçam durante a sua concretização.

Para concretizar o trabalho, os alunos devem utilizar o sistema Appia Appia. Este sistema fornece serviços de filiação e comunicação em grupo com diferentes propriedades e tipos de ordenação.

O objectivo do trabalho é criar um jogo multi-utilizador bastante simples. O jogo é jogado num campo quadrado com quatro balizas, uma por jogador. Existe uma bola que se move no campo, fazendo ricochete quando embate nas paredes que delimitam o campo. Cada jogador possui um cursor que pode deslocar lateralmente de modo a tentar evitar que a bola entre na sua baliza. O jogo é ilustrado pela seguinte figura:

Os alunos devem concretizar este jogo sem recorrer a um servidor centralizado. Cada jogador deve manter uma cópia do jogo e comunicar com os restantes jogadores usando comunicação em grupo. A falha da máquina de um dos jogadores não deve interromper o jogo, podendo os restantes jogadores continuarem a jogar.

Para facilitar o trabalho, e permitir que os alunos dediquem mais antenção às componentes de gestão da distribuição e replicação, uma interface gráfica simplificada será fornecida.

Agradecimento: O docente agradece a colaboração do Dr. Nuno Carvalho na codificação da interface gráfica a fornecer aos alunos.


Luís Rodrigues