TOLERÂNCIA A FALTAS DISTRIBUÍDA


TOLERÂNCIA A FALTAS DISTRIBUÍDA
Mestrado em Informática,
2001/2002 - 2 Semestre


SISTEMAS TOLERANTES A FALTAS e TEMPO-REAL
Licenciatura em Informática,
2001/2002 - 2 Semestre

Prof. Luís E. T. Rodrigues
Departamento de Informática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


15-7-2002. Notas FINAIS

11-6-2002. Folhas de apoio para a matéria das aulas práticas (também na reprografia) gc-10-06-02.pdf e gc-10-06-02.ps (caso existam problemas a imprimir o pdf). Nota: trata-se de um rascunho preliminar. Não divulgar. Agradecem-se comentários.

Veja quais as fichas que entregou e a que aulas a que foi.

Descrição da cadeira

A utilização crescente dos sistemas distribuídos numa multitude de áreas de actividade (vide o exemplo das aplicações sobre a Internet) introduz duas questões: o maior número de componentes do sistema requer preocupação com a sua fiabilidade; a distribuição geográfica introduz possibilidades atraentes de replicar componentes em diversas máquinas. Esta cadeira introduz a área da tolerância a faltas distribuída, que tira partido da existência de um conjunto de máquinas interligadas em rede, para replicar componentes de software nessas máquinas de modo mais versátil e menos dispendioso que sistemas da hardware dedicado. Assim, serão abordados conceitos, metodologias e mecanismos (técnicas de programação, protocolos) para a construção de sistemas confiáveis (i.e. cuja probabilidade de falha é muito menor que a de um sistema "normal") em rede.

A cadeira funciona em simultâneo com a disciplina de opção da Licenciatura Informática "Sistemas tolerantes a faltas e tempo-real".


Guia da cadeira



Luís Rodrigues