Replicação com propagação diferida

Replicação com propagação diferida



Breve Resumo

Pretende-se replicar um conjunto de ficheiros em dois repositórios localizados em nós distintos. O sistema deve permitir o acesso concorrente aos ficheiros a partir de qualquer dos nós. No entanto, a actualização do estado nas restantes réplicas não deve ser imediata: esta só será feita quando necessário ou durante períodos de baixa actividade do sistema.

Objectivos

A aplicação deve ter a capacidade de, quando um ficheiro é alterado num nó, sinalizar o outro nó de que a alteração ocorreu. A transferência dos dados correspondente à actualização só será feita quando:

  1. O ficheiro for acedido no outro nó.
  2. É atingido um período de baixa actividade. Numa aplicação real esta transferência seria feita durante um período de baixo trafego (durante a noite, por exemplo). No demonstrador, deverá existir uma instrução para forçar a transferência da informação.

De modo a facilitar o trabalho, os alunos podem definir comandos dedicados para ler e escrever nos ficheiros (outra alternativa, mais sofisticada, consiste em interceptar as chamadas ao sistema).

Demonstração

Os alunos devem conceber uma demonstração que ilustre a funcionalidade requerida.

Meios

Estações SUN. Software ISIS e outro software que os alunos julguem conveniente.



Luis Rodrigues
Wed Mar 27 16:33:59 MET 1996